sábado, 30 de outubro de 2010

Bolando o o roteiro

Fazer um roteiro de viagem parece simples. É só sabermos quantos dias vamos ficar em cada lugar, qual é o transporte mais adequado, que locais gostaríamos de conhecer/visitar, qual é a melhor forma de hospedagem, enfim,o normal.

Mas se tratando de um lugar tão especial como a Provence, tinhamos muitas alternativas e o difícil foi escolher depois de tantas pesquisas pela internet, através de amigos e dicas dos guias.

Tinhamos pensado em alugar uma casa de campo e curtir o estilo de vida provençal a la Peter Mayle...Inclusive achamos uma casa próxima a Isle Sur La Sorgue, um lugar lindo que tem um rio no meio do vilarejo, cheio de charme. Pelas fotos a casa tinha um jardim maravilhoso, mesinha na varanda, decoração provençal e por dentro parecia a casinha da personagem da Kate Winslet que troca de casa com Cameron Diaz no filme "Home Exchange".

Mas acabamos desistindo da nossa idéia depois que a Li conversou com uma amiga que morou lá e não recomendou, pois nessa época do ano na Provence tem poucas pessoas fazendo turismo e está mais frio (uns 16 graus) e por esse fato poderia ser perigoso ficarmos tão isoladas (a Li até sonhou com a gente colocando as cadeiras para segurar a porta a noite pelo medo de estarmos no meio da escuridão, só com barulhos diferentes ou até mesmo o silêncio do lugar rsrs).

Então resolvemos escolher três locais ficando em hotéis e nos deslocarmos de carro pelos lugares e até nos aventurarmos num trecho de bike. Assim,  dividimos os 10 dias de forma que pudéssemos visitar os melhores vilarejos nos hospedando nas duas pontas (Aix en Provence e Avignon) e no meio, em Cavaillon.

Mesmo uma vilinha sendo perto da outra, pelo fato de cada estrada ter sua peculiaridade, com plantações de lavanda, de uva, melões, oliveiras etc, sem falar na montanha do Luberon, preferimos estabelecer um roteiro-mãe até para compreendermos o mapa da região. Mas sempre iremos descobrir coisas novas pelo caminho que nem sonhávamos, que é o que torna cada viagem uma experiência única.

Procuramos seguir dicas variadas e postaremos logo mais os sites, blogs, livros e revistas que nos inspiraram, mas no resumo do roteiro abaixo já dá prá vocês notarem que procuramos visitar as vilas e cidades nos dias das feiras, atração mais do que importante por serem muito típicas e especiais.

Vavá, que é ótima em números, além de super organizada, planilhou os endereços dos 3 hotéis, do apartamento de Paris, os números do vôo, do trem, a reserva do carro que vamos retirar em Aix e devolver em Avigon, os números do cartão de crédito do exterior, passaporte etc. Agora cada uma tem um mesmo modelo plastificado com todas as informações reunidas para ficar na carteira, sem precisar ficar procurando as informações em diversos lugares.

Além disso Vavá preparou um resumo do roteiro que elaboramos a oito mãos e que ficou bem bacana por ser fácil de vocês visualizarem. No próximo post pretendemos deixar uma pequena resenha de cada local, com suas características, incluindo as distâncias de uma aldeia para outra, aguardem! Também convidamos vocês a deixarem seus comentários até para sabermos se estamos no caminho certo.

Paris, pelo fato de ser uma das cidades mais visitadas do mundo, com inúmeros guias, sites, blogs, redes sociais, decidimos não nos ater aqui, mas claro que fazendo parte da nossa viagem daremos dicas de experiências novas e colocaremos depois fotos inusitadas. Fizemos o aluguel do apartamento através do site abritel.fr e enviamos o pagamento, mas a chave até agora não chegou (medo). Bom, afinal isso também  torna ainda mais a nossa viagem emocionante.

Bom, voilà nosso roteiro:

ROTEIRO:
Dia
Semana
Data
Pernoite
Observação
2ª feira
01/11
Avião
Ida SP Cumbica -> 23:20  Paris CDG -> 13:40 (Vavá e eu) 
3ª feira
02/11
Aix Provence
TGV: GCG 2 -> 17h01m   Aix en Provence -> 21h10m
4ª feira
03/11
Dia livre. Museu Cézanne (Hotel Du Globe)
5ª feira
04/11
Feira; Eliane e Amanda chegam 12:55 hs. Cours Mirabeau
6ª feira
05/11
Retirar carro as 11:00hs / Aix – Lourmarin - Aix
Sábado
06/11
Cavaillon
Aix – Apt (feira) – Bonnieux – Cucuron – Cavaillon (Hotel Toppin)
Domingo
07/11
Cavaillon – Oppede – Isle Sur la Sorgue(feira) – Cabrieres (Reserva jantar no Le Vieux Bistro) - Cavaillon
2ª feira
08/11
Cavaillon – Gordes (feira) – Menérbes – Cavaillon
3ª feira
09/11
Avignon
Cavaillon – Avignon, dia livre, Palais du Pape (Bristol Hotel)
10º
4ª feira
10/11
Avignon – Roussilon – Vinhedos - Orange (bicicleta) - Avignon
11º
5ª feira
11/11
Avignon – Baux Provence (feira) – SaintRemy – Arles  - Avignon
12º
6ª feira
12/11
Paris
TGV:  Avignon-> 12h39m   Paris Gare Lyon -> 16h11m Apartamento em Saint Germain
13º
Sábado
13/11
Notre Dame; Museu Carnavalet; George Pompidou; Les Halles Ile de Saint Louis; Marais; Montmartre; Sacre Coeur 
14º
Domingo
14/11
Champs Elysées; Arco do Triunfo; Place de la Concorde; Jardin de Tuileries; L’Orangerie;  Grand e Petit Palais
15º
2ª feira
15/11
Torre Eiffel; Trocadéro; Museu Jeu du Paume;  Les Invalides; Cité de La Musique; Opéra Garnier
16º
3ª feira
16/11
Castelo de Versailles; espetáculo Lido
17º
4ª feira
17/11
Conciergerie; Sainte Chapelle; Hotel de Ville; Palais Royal; Museu Louvre (até 22hs)
18º
5ª feira
18/11
Cité des Sciences e de l’Industrie; Les Invalides; Jardim das Tuilleries; Museu D’Orsay (até 21h45)
19º
6ª feira
19/11
Avião
Museu Marmottan; Bateau Mouche;  CDG - Paris -> 20:00    
20º
Sábado
20/11
Brasil
Chegada Cumbica SP > 5h30 

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Sabores e cores

Escolhemos fazer essa viagem pela Provence no outono, mesmo nos arriscando a pegar frio e aquele vento muito conhecido e devastador chamado "Mistral". Conhecida como La Cuisine de Soleil, a Provence é uma das regiões mais bonitas da França,  com uma diversidade de vilarejos, cada qual privilegiado com seu encanto que vai além do seu passado histórico com seus castelos de contos de fada, igrejas e na sua arquitetura medieval.

Terra abençoada entre os Alpes e o Mediterrâneo, viajaremos pela experiência sensorial que esta região nos oferece com aromas, luzes, cores e sabores. O tema principal sempre está relacionado aos prazeres da boa mesa. Framboesas, queijos, uvas, melões, cogumelos, ervas, azeites, verduras, espalhados nas feiras típicas dos vilarejos que ficam mais animados nesses dias, apresentando seus produtos naturais e frescos, além do seu artesanato .

Por isso que achamos que a Provence é tão inspiradora, sem falar que foi a residência de tantos pintores que lá viveram: Picasso, Van Gogh, Cézanne, Gauguin e escritores como Virgínia Wolf, Albert Camus, sem falar do inglês que se mudou para lá há mais de uma década e tanto divulgou a região nos livros “Um ano na Provence” e Toujours Provence”, Peter Mayle. O filme "Um bom ano"  foi baseado nesses livros e também tem cenas inesquecíveis.

Peter Mayle retratou muito bem todo conjunto da obra, descrevendo de forma simples o modo de ser dos provençais e a importância da natureza nas suas vidas, presente em cada capítulo, principalmente quando ele descreve a beleza e peculiaridade de cada estação do ano.

Fazer essa viagem para nós significa vivenciar o conceito do slow travel, onde o que conta é a experiência de curtir cada instante, sem pressa, com ar contemplativo, lentamente, com liberdade para mudar de idéia, traçar novos planos ou simplesmente relaxar. Savoir vivre, curtir ou simplesmente deixar para depois, usando o tempo a nosso favor, vamos apreciar as belas paisagens e usufruir tudo que a região tem a oferecer (de carro ou até de bicicleta dependendo do trecho escolhido).

Visitaremos as paisagens emblemáticas de Sainte-Victoire, Alpilles ou de Luberon que são reconhecidos pela sua magia. O Monte Ventoux, a vila cor de ocre, as estradas sinuosas, os campos de lavanda, as gargantas do Verdon também são magníficas. Todo esse espetáculo irá nos enxer os olhos, com o brilho do sol, o céu pintado de azul, a terra das oliveiras, os campos com todos os tons de verdes e as flores, o que representa um doce refúgio.
Também queremos muito conhecer o lado cultural e arquitetônico desta região, onde cada lugar  tem seu próprio estilo arquitetônico, que se destaca em 3 locais inscritos no patrimônio mundial da humanidade pela Unesco: a Abadia de Montmajour próximo de Arles, o Palácio dos Papas de Avignon e o Teatro Antique de Orange. Tudo isso fará da nossa viagem, que se inicia na próxima semana, uma experiência imbatível.

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Como tudo começou

Esse blog nasceu a partir da programação da viagem de 3 amigas de infância e de uma das filhas para doce provence.
Na nossa primeira viagem juntas, para New York, em 2009, voltamos com a sensação de que deveríamos repetir a dose e daí começamos a sonhar em viajar para algum lugar especial, de preferência que nunca tivéssemos visitado antes.
Entre combinarmos e iniciarmos o planejamento levaram alguns meses, pois cada uma vive em uma cidade diferente. As trocas de email começaram em abril e pretendiam no começo encontrar uma data ainda em 2010 para essa viagem, aproveitando milhas, promoções e baixa estação, além de conciliar com o trabalho de cada uma e então resolvemos optar para novembro.
Iniciamos a pesquisa via internet, navegamos por sites diversos, guias, livros e revistas, reunindo  informações e com isso fomos montando um roteiro que privilegiasse a região da Provence, numa espécie de “slow travel”  mas que também tivesse a vida cosmopolita de Paris, já que ir à França sem visitar Paris seria no mínimo constrangedor.
Além do roteiro, queríamos conhecer mais e explorar detalhes da história, filmes, curiosidades,  gastronomia, artes, cultura que não estavam nos roteiros que pesquisamos nas operadoras de turismo, apesar de conterem  pontos turísticos interessantes.
Optamos por criarmos uma programação personalizada e diferenciada que atendesse todas as expectativas das  4 em todos os aspectos, tendo em vista que moramos em cidades diferentes e não é sempre que temos a oportunidade de viajarmos juntas por causa das famílias, maridos, filhos e trabalho.
Desde junho decidimos o período da viagem e fizemos as reservas das passagens e  logo em seguida surgiu uma brecha para que nos encontrássemos em São Paulo a fim de juntarmos nossas pesquisas e informações para debatermos, trazendo anotações e idéias e claro, rirmos muito, pois essa amizade já conta mais de 35 anos (mas isso é um capítulo a parte).
Após esse encontro dividimos as tarefas naturalmente e cada uma se responsabilizou por uma parte da operação da viagem (trem, carro e seguro, hospedagem em 3 hotéis diferentes além do aluguel de apartamento em Paris, reservas de restaurantes, pagamentos etc).
Agora temos um pré-roteiro pronto, considerando os seguintes lugares onde ficaremos hospedadas:  Aix en Provence, Cavaillon e Avignon, além de Paris. E todas as rotas que faremos a partir dessas cidades, conhecendo as aldeias Lourmarin, Cucuron, Bonnieux, Apt, Gordes, Isle Sur La Sorgue, Ménerbes, Roussillon, Baux de Provence, Saint Remy de Provence, Arles, Orange entre outros, com destaque para os campos de lavanda, o Luberon (montanhas), as vilinhas medievais e tantas outras maravilhas.