segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Enfim, Lourmarin!

Saindo de Aix, nosso destino, enfim, foi Lourmarin . Dispostas a encontrar o lugar perfeito para o nosso petit déjeuner, chegamos ao L'insolite no centro do vila, onde Cyrile nos atendeu trés gentilmente.

Uma lareira, uma conversa agradável e boas dicas sobre a região despertaram nossa gula em descobrir as paisagens que fizeram de Lourmarin o lugar inspirador para tantos artistas.

Hoje Lourmarim faz parte do roteiro de charme da Provance com seus cafés, galerias de arte e artesanatos, com destaque para sua arquitetura com detalhes que refletem os tons provençais.

Delícias de Lauris

A foto não tem muita produção, mas as delícias dentro dela são incomparáveis. Nossa dica: eclair du chocolat (bomba de chocolate)... dos deuses!! Fica logo em frente ao Hotel de Ville - que não é um hotel. O Hotel de Ville é a prefeitura da cidade.

Lauris é uma graça. Suas cores ficavam ainda mais belas iluminadas pelo sol forte durante o dia que passamos por lá.

Ops! Lourmarin?


Seguindo nosso roteiro de viagem, a primeira parada deveria ser a cidadezinha de Lourmarin, no vale do Luberon. Depois de um café da manhã no centro histórico de Aix, mapas na mão, carro alugado seguimos para o nosso destino. 

Que lugar deslumbrante! Dispostas a conhecer o verdadeiro sentido da Provence e usufruir do prazer despretensioso de uma slow travel passamos o dia pelas ruas do lugar clicando e fazendo pose para as fotos que iriam registrar nossa passagem por lá.

Ao final do dia e felizes da vida seguimos viagem até Cucuron. A cidadezinha, vizinha a Lourmarin ficou famosa e entrou para o roteiro de charme da Provence depois de ter sido a locação para um filme estrelado por Russel Crown chamado Um bom ano.  Combinamos que a visita não seria demorada, já que não nos restava muito tempo antes do anoitecer e como não conhecíamos bem a estrada, era melhor não sair muito tarde.

À procura do caminho de Cucuron percebemos que alguma coisa estava errada. As placas indicavam sempre o caminho de Lourmarin. Como?! Estamos saindo de Lourmarin, já conhemos Lourmarin. Depois de rodar em círculos por alguns minutos resolvemos fazer o que todo viajante que vai a um lugar pela primeira vez deve fazer logo de cara, pedir ajuda.

A francesa foi simpática. Retribuiu nosso bonjour e nos explicou que não poderíamos sair de Lourmarin porque não havíamos chegando ainda a Lourmarin e que para isso precisávamos primeiro sair de Lauris, a cidadezinha que passamos a tarde achando que fosse o que não era. E foi assim que descobrimos um dos lugares mais charmosos e bonitos da nossa viagem e onde experimentamos a melhor bomba de chocolate do mundo.
Lourmarin? Esta já é uma outra história...