sábado, 30 de outubro de 2010

Bolando o o roteiro

Fazer um roteiro de viagem parece simples. É só sabermos quantos dias vamos ficar em cada lugar, qual é o transporte mais adequado, que locais gostaríamos de conhecer/visitar, qual é a melhor forma de hospedagem, enfim,o normal.

Mas se tratando de um lugar tão especial como a Provence, tinhamos muitas alternativas e o difícil foi escolher depois de tantas pesquisas pela internet, através de amigos e dicas dos guias.

Tinhamos pensado em alugar uma casa de campo e curtir o estilo de vida provençal a la Peter Mayle...Inclusive achamos uma casa próxima a Isle Sur La Sorgue, um lugar lindo que tem um rio no meio do vilarejo, cheio de charme. Pelas fotos a casa tinha um jardim maravilhoso, mesinha na varanda, decoração provençal e por dentro parecia a casinha da personagem da Kate Winslet que troca de casa com Cameron Diaz no filme "Home Exchange".

Mas acabamos desistindo da nossa idéia depois que a Li conversou com uma amiga que morou lá e não recomendou, pois nessa época do ano na Provence tem poucas pessoas fazendo turismo e está mais frio (uns 16 graus) e por esse fato poderia ser perigoso ficarmos tão isoladas (a Li até sonhou com a gente colocando as cadeiras para segurar a porta a noite pelo medo de estarmos no meio da escuridão, só com barulhos diferentes ou até mesmo o silêncio do lugar rsrs).

Então resolvemos escolher três locais ficando em hotéis e nos deslocarmos de carro pelos lugares e até nos aventurarmos num trecho de bike. Assim,  dividimos os 10 dias de forma que pudéssemos visitar os melhores vilarejos nos hospedando nas duas pontas (Aix en Provence e Avignon) e no meio, em Cavaillon.

Mesmo uma vilinha sendo perto da outra, pelo fato de cada estrada ter sua peculiaridade, com plantações de lavanda, de uva, melões, oliveiras etc, sem falar na montanha do Luberon, preferimos estabelecer um roteiro-mãe até para compreendermos o mapa da região. Mas sempre iremos descobrir coisas novas pelo caminho que nem sonhávamos, que é o que torna cada viagem uma experiência única.

Procuramos seguir dicas variadas e postaremos logo mais os sites, blogs, livros e revistas que nos inspiraram, mas no resumo do roteiro abaixo já dá prá vocês notarem que procuramos visitar as vilas e cidades nos dias das feiras, atração mais do que importante por serem muito típicas e especiais.

Vavá, que é ótima em números, além de super organizada, planilhou os endereços dos 3 hotéis, do apartamento de Paris, os números do vôo, do trem, a reserva do carro que vamos retirar em Aix e devolver em Avigon, os números do cartão de crédito do exterior, passaporte etc. Agora cada uma tem um mesmo modelo plastificado com todas as informações reunidas para ficar na carteira, sem precisar ficar procurando as informações em diversos lugares.

Além disso Vavá preparou um resumo do roteiro que elaboramos a oito mãos e que ficou bem bacana por ser fácil de vocês visualizarem. No próximo post pretendemos deixar uma pequena resenha de cada local, com suas características, incluindo as distâncias de uma aldeia para outra, aguardem! Também convidamos vocês a deixarem seus comentários até para sabermos se estamos no caminho certo.

Paris, pelo fato de ser uma das cidades mais visitadas do mundo, com inúmeros guias, sites, blogs, redes sociais, decidimos não nos ater aqui, mas claro que fazendo parte da nossa viagem daremos dicas de experiências novas e colocaremos depois fotos inusitadas. Fizemos o aluguel do apartamento através do site abritel.fr e enviamos o pagamento, mas a chave até agora não chegou (medo). Bom, afinal isso também  torna ainda mais a nossa viagem emocionante.

Bom, voilà nosso roteiro:

ROTEIRO:
Dia
Semana
Data
Pernoite
Observação
2ª feira
01/11
Avião
Ida SP Cumbica -> 23:20  Paris CDG -> 13:40 (Vavá e eu) 
3ª feira
02/11
Aix Provence
TGV: GCG 2 -> 17h01m   Aix en Provence -> 21h10m
4ª feira
03/11
Dia livre. Museu Cézanne (Hotel Du Globe)
5ª feira
04/11
Feira; Eliane e Amanda chegam 12:55 hs. Cours Mirabeau
6ª feira
05/11
Retirar carro as 11:00hs / Aix – Lourmarin - Aix
Sábado
06/11
Cavaillon
Aix – Apt (feira) – Bonnieux – Cucuron – Cavaillon (Hotel Toppin)
Domingo
07/11
Cavaillon – Oppede – Isle Sur la Sorgue(feira) – Cabrieres (Reserva jantar no Le Vieux Bistro) - Cavaillon
2ª feira
08/11
Cavaillon – Gordes (feira) – Menérbes – Cavaillon
3ª feira
09/11
Avignon
Cavaillon – Avignon, dia livre, Palais du Pape (Bristol Hotel)
10º
4ª feira
10/11
Avignon – Roussilon – Vinhedos - Orange (bicicleta) - Avignon
11º
5ª feira
11/11
Avignon – Baux Provence (feira) – SaintRemy – Arles  - Avignon
12º
6ª feira
12/11
Paris
TGV:  Avignon-> 12h39m   Paris Gare Lyon -> 16h11m Apartamento em Saint Germain
13º
Sábado
13/11
Notre Dame; Museu Carnavalet; George Pompidou; Les Halles Ile de Saint Louis; Marais; Montmartre; Sacre Coeur 
14º
Domingo
14/11
Champs Elysées; Arco do Triunfo; Place de la Concorde; Jardin de Tuileries; L’Orangerie;  Grand e Petit Palais
15º
2ª feira
15/11
Torre Eiffel; Trocadéro; Museu Jeu du Paume;  Les Invalides; Cité de La Musique; Opéra Garnier
16º
3ª feira
16/11
Castelo de Versailles; espetáculo Lido
17º
4ª feira
17/11
Conciergerie; Sainte Chapelle; Hotel de Ville; Palais Royal; Museu Louvre (até 22hs)
18º
5ª feira
18/11
Cité des Sciences e de l’Industrie; Les Invalides; Jardim das Tuilleries; Museu D’Orsay (até 21h45)
19º
6ª feira
19/11
Avião
Museu Marmottan; Bateau Mouche;  CDG - Paris -> 20:00    
20º
Sábado
20/11
Brasil
Chegada Cumbica SP > 5h30 

3 comentários:

  1. olá, resolvi experimentar novas cores e colocar fotos...

    ResponderExcluir
  2. que tenham uma linda e inesquecivel viajem . um beijao marcia . Paulo

    ResponderExcluir
  3. mãe, facadissima, o nome do filme nao tem nada a ver com home exchange!! haha é The Holiday, e em portugues, o Amor Não Tira Férias.

    ResponderExcluir