quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Sabores e cores

Escolhemos fazer essa viagem pela Provence no outono, mesmo nos arriscando a pegar frio e aquele vento muito conhecido e devastador chamado "Mistral". Conhecida como La Cuisine de Soleil, a Provence é uma das regiões mais bonitas da França,  com uma diversidade de vilarejos, cada qual privilegiado com seu encanto que vai além do seu passado histórico com seus castelos de contos de fada, igrejas e na sua arquitetura medieval.

Terra abençoada entre os Alpes e o Mediterrâneo, viajaremos pela experiência sensorial que esta região nos oferece com aromas, luzes, cores e sabores. O tema principal sempre está relacionado aos prazeres da boa mesa. Framboesas, queijos, uvas, melões, cogumelos, ervas, azeites, verduras, espalhados nas feiras típicas dos vilarejos que ficam mais animados nesses dias, apresentando seus produtos naturais e frescos, além do seu artesanato .

Por isso que achamos que a Provence é tão inspiradora, sem falar que foi a residência de tantos pintores que lá viveram: Picasso, Van Gogh, Cézanne, Gauguin e escritores como Virgínia Wolf, Albert Camus, sem falar do inglês que se mudou para lá há mais de uma década e tanto divulgou a região nos livros “Um ano na Provence” e Toujours Provence”, Peter Mayle. O filme "Um bom ano"  foi baseado nesses livros e também tem cenas inesquecíveis.

Peter Mayle retratou muito bem todo conjunto da obra, descrevendo de forma simples o modo de ser dos provençais e a importância da natureza nas suas vidas, presente em cada capítulo, principalmente quando ele descreve a beleza e peculiaridade de cada estação do ano.

Fazer essa viagem para nós significa vivenciar o conceito do slow travel, onde o que conta é a experiência de curtir cada instante, sem pressa, com ar contemplativo, lentamente, com liberdade para mudar de idéia, traçar novos planos ou simplesmente relaxar. Savoir vivre, curtir ou simplesmente deixar para depois, usando o tempo a nosso favor, vamos apreciar as belas paisagens e usufruir tudo que a região tem a oferecer (de carro ou até de bicicleta dependendo do trecho escolhido).

Visitaremos as paisagens emblemáticas de Sainte-Victoire, Alpilles ou de Luberon que são reconhecidos pela sua magia. O Monte Ventoux, a vila cor de ocre, as estradas sinuosas, os campos de lavanda, as gargantas do Verdon também são magníficas. Todo esse espetáculo irá nos enxer os olhos, com o brilho do sol, o céu pintado de azul, a terra das oliveiras, os campos com todos os tons de verdes e as flores, o que representa um doce refúgio.
Também queremos muito conhecer o lado cultural e arquitetônico desta região, onde cada lugar  tem seu próprio estilo arquitetônico, que se destaca em 3 locais inscritos no patrimônio mundial da humanidade pela Unesco: a Abadia de Montmajour próximo de Arles, o Palácio dos Papas de Avignon e o Teatro Antique de Orange. Tudo isso fará da nossa viagem, que se inicia na próxima semana, uma experiência imbatível.

Um comentário:

  1. Adorei a ideia! Adoooooooro escrever e participo de alguns blogs. Vou acompanhar o de vocês... Coincidência ou não... combinei uma viagem um uma amiga para o início do ano que vem.. e escolhemos NY para esta aventura! Depois de tantos anos, vou ter uma "viagem com amigas". Acho o máximo. Quando eu lançar o meu livro, vcs serão convidadas para a "noite de autógrafos".

    ResponderExcluir